Mãos a Obra!

06/04/2008

•PINTANDO PAREDES DE ALVENARIA.







  • Pintando paredes novas.


Material necessário ( Bandeja, lixa, escova ou pano, rolo de lã, água, tinta à base de água, selante, fita crepe e detergente para a limpeza).
A parede sendo nova ainda sem pintura , iremos começar lixando bastante toda a superfície usando uma lixa de 180 e, depois removeremos todo o pó. Seguindo as instruções do fabricante prepare o selador ou fundo preparador de paredes utilizando uma bandeja apropriada para pintura. Com o rolo de pêlo de carneiro aplique o selador acrílico em toda a superfície e, em seguida aguarde a secagem para dar continuidade.
Seguindo as instruções contidas na embalagem (lata) da tinta, prepare-a e coloque parte da tinta na bandeja e mergulhando o rolo na parte mas funda da bandeja fazendo movimentos "para baixo e para cima", retire o excesso de tinta pressionando o rolo contra as bordas da bandeja. Trabalhe devagar e assim evitará respingos, mergulhe novamente o rolo na bandeja e retorne passando-o em uma área ainda não pintada, pois assim evitará o excesso e, consequentemente, manchas.




  • Repintando paredes.


Também será feito todo preparo da superfície a ser pintada, a qual, será toda lixada utilizando a lixa de 240 e a remoção do pó com um pano, em seguida faça os recortes e as orientações e dicas serão as mesmas citadas para pintura em paredes novas, conforme acima. Mas lembramos que se for pintar da mesma cor, deve haver um cuidado maior para não deixar lugares sem pintar.

DICAS:

Pinte de cima para baixo, fazendo faixas sobrepostas de até 1,5 m de comprimento. Passe o rolo novamente, agora cruzando em várias direções, para não deixar marcas. E para encerrar passe o rolo levemente de cima para baixo sobre a área pintada.
Com os recortes feitos no ínicio utilizando a fita crepe, agora pegue um pincel de 2" com cerdas macias e mergulhe 1/3 das cerdas na tinta e, em seguida, pressionando-o levemente nas bordas da bandeja tire o excesso e comece a fazer os acabamentos nos cantos de paredes, próximos as guarnições e nos rodopés.
Limpe as ferramentas utilizando água e detergente, afinal usamos tinta à base de água e, para remover manchas em móveis, piso, mãos e outros objetos pode utilizar pano umedecido com água e detergente, quanto mais a tinta ainda estiver fresca mais fácil a remoção.
A fita crepe só retire após aplicação de todas as demãos e, com muito cuidado para não retirar a tinta junto.


"Seguindo estas orientações e dicas, você terá um excelente resultado de trabalho..."